Um Sistema é um Conjunto organizado
em partes facilmente identificáveis.
Estas partes se estampam, ou aparecem, tanto na sua identidade de constituição quanto no processo que executam. As partes podem ter relação uma com a outra, no sentido que o processo que uma executa prepara uma "coisa" em um processo, para o seguinte.
Neste blog vamos sim nos preocupar com a visão do todo da lógica, para evitar um preparo incompleto do leitor na visão sistêmica dos conjuntos e de sua lógica.
Sistema de fronteira
Tanto os sistemas lógicos quanto físicos e altamente mecânicos, aparecem definidos (estáticos) ou ocorrem (dinâmicos) dentro de uma fronteira, ou de um escopo, ou obedecendo* determinadas condições.
Explicações mais detalhadas estão em Sistemas Estáticos e Sistemas Dinâmicos e num texto sobre Biosinalização no Corpo Humano.
Sem o entendimento de Sistemas não é possível avançar no entendimento da Lógica.
______________________________________________________________________________
(*) Obedecer é um verbo de fronteira. Neste caso a fronteira são as diretrizes, as ordens, as leis, as regras ou regulamentos. Qualquer coisa que limite a ação do ser humano. Não é dito que "é preciso colocar limites ao indivíduo" enquanto é criança ? Diretrizes, ordens, regras, mandamentos e regulamentos são objetos de fronteira.