domingo, 6 de fevereiro de 2011

Princípio primeiro da lógica

O baluarte do pensamento em lógica está simbolizado na tabela a seguir:

(1)  Todos Um (Algum)AlgunsNenhum 
(2) Sempre Uma vezDe vez em quando Nunca 

Esta "rede" de idéias (veja porque usamos a palavra rede no blog de Gestão do Conhecimento) expressa as referências para a investigação dos eventos e seus causadores.

A linha 1 dá a noção de densidade de elementos em um conjunto. Isto a que chamamos densidade é a base da investigação. Em um conjunto de pessoas, são Todos que possuem uma característica, Alguns ou Nenhum tem tal característica. A linha 2 dá a noção estatística dos eventos. Um evento ocorre Sempre, De vez em quando ou Sempre ?

O cientista só confirma sua teoria quando um efeito é Sempre observado. A teoria da gravitação universal foi confirmada porque se observou que Sempre seus efeitos ocorriam para os pares de planeta/planeta, estrela/planeta.

Exceções

Um (Algum) e Uma vez representam exceções controladas que obedecem a uma lei bem definida e complementam uma lei ou uma regra. Já Alguns e De vez em quando podem ser exceções descritas por leis diferentes dentro da própria lei. O seu estudo pode levar à elaboração de uma lei de exceção complexa, ou invalidar a própria lei/regra.

Toda Regra pode ter uma Exceção.

Linguagem figurada

Nas narrativas costuma-se corromper os princípios desta tabela. As pessoas exageradas usam Sempre em lugar de De vez em quando, ou Todos no lugar de algum.

Recomendamos a leitura da Teoria dos Conjuntos para a compreensão da lógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário