A dificuldade de entendimento de idéias, ou seja, a deficiência de aplicação da lógica, vem da fraca compreensão de interseções (E) e inclusões (OU).
É facil para o leitor responder se a soma tem natureza de E, ou de OU ?
Vamos a fundo na teoria. Ao somarmos 2 com 3 (note que usamos a preposição "com" para a regência do verbo somar) não estamos somando, a princípio, números. Estamos somando conjuntos. A soma vai exprimir o que ? Pense bem.
Se respondermos que a soma vai exprimir um número, estaremos incorrendo num equívoco. O número é apenas uma expressão quantitativa. A soma tem mais sentidos filosóficos. A soma, no processo, é a expressão da união de dois conjuntos. O número que expressa a quantidade após a soma é só um referencial para comparação posterior.
Enquanto se dissociar as operações aritméticas dos significados dos processos que elas representam, teremos seres humanos que conhecerão os métodos, mas não entenderão seus significados. Apenas vão sair pelo mundo fazendo cálculos vazios.
Vamos fazer a pergunta da soma de outra forma:
Ao somarmos 2 engenheiros civis com 3 engenheiros metalúrgicos, teremos quantos engenheiros ?
Este é o verdadeiro significado filosófico da soma. Se os requisitos profissionais que desejamos em um candidato se resumirem ao elemento ser formado em engenharia, portanto engenheiro, serve um engenheiro civil OU engenheiro metalúrgico OU um engenheiro de minas OU um engenheiro químico.
Pelo demonstrado, a soma tem CERTA característica de OU. Serve uma coisa OU outra.
Outra lição que aprendemos é que as operações aritméticas não tem sentido completo sem o pensamento apoiado na Teoria dos Conjuntos.
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