segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Lógica Instrumental - Resolução de Problemas - I

Operações básicas do Raciocínio

Comparação

Estamos colocando esta operação mental em primeiro lugar pelo fato de ser aquela de maior domínio entre todas as pessoas. A todo o momento estamos fazendo comparações, que são a base para as nossas escolhas. E é da comparação que surge uma das atitudes frente às coisas mais comum de todos os seres humanos: a crítica. No diagrama a seguir representamos esta operação já dentro de um padrão que será utilizado ao longo de todo este trabalho, dentro do princípio de Centros de Raciocínio.

Parece que a tendência do homem é a de criticar TODA e QUALQUER COISA. Em termos científicos isto leva ao progresso, e no pessoal pode levar à destruição.



Em termos gerais, puramente filosóficos, a Comparação fornece a Igualdade ou a Diferença como resultado, sendo a Diferença para Menor (ou menos) ou Maior (para mais). Os resultados Menor, Maior ou Igualdade estão no terreno da pura matemática. Mas em termos de expressão de opiniões em relação às ideias, como demonstrar esquematicamente coisas como Crítica, Elogio e Observação ?
Sendo a Crítica, o Elogio e a Observação coisas de natureza diversa das ideias (ficam na classe das conclusões ou julgamentos) vamos representá-los em cor diversa das convencionadas até agora.



Podemos acrescentar que, em termos de opiniões (coisa que fazemos quase o dia inteiro), o resultado pode ser misto. Você pode, por exemplo, concordar e elogiar uma proposição, e também fazer uma observação, para um possível e cabível Acréscimo.

Em termos de discussão, a Comparação é a última “estação” antes do Julgamento. Pode haver uma síntese posterior, mas ela é realmente a operação mais “nobre” do Raciocínio. Antes da Comparação vem a operação mais complexa e inexplicável do aparelho cerebral: a ANÁLISE. É muito comum se dizer “vamos analisar a situação”.

Graus de semelhança

A maior parte das pessoas sabe lidar somente com IGUAL ou DIFERENTE e uma pequena parcela das pessoas instruídas tem a noção de IGUAL, MAIS ou MENOS e DIFERENTE, sem ter a capacidade de construir uma Escala de Valores, que é o verdadeiro ponto de partida para o método científico: a Escala de Semelhança.

É comum ouvir expressões como “não é nada disto” ou “está tudo errado” para uma situação que admite pequenos desvios. É uma espécie de Radicalismo do Raciocínio, do tipo “É ou NÃO É”, que paralisa completamente qualquer estabelecimento de uma direção e a possibilidade de uma tomada de decisão racional.

Vamos falar mais sobre isto no item “Categorização por Escala”.

Conclusão

A Comparação é a operação de raciocínio humano que demonstra a nossa capacidade de RECONHECIMENTO e DIFERENCIAÇÃO, levando à CATEGORIZAÇÃO, e à consequente produção mental de uma ESCALA de VALORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário