segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Exemplos de diálogos - IV - Ilusão temporal

Já lidamos com três situações de diálogo, em um clima crescente de tensão. Existem muitas situações de tensão nos diálogos dos humanos, mas nosso interesse é mostrar o máximo de situações de diálogo, sem nos aprofundarmos, pelo menos por enquanto, em um tipo específico.

Vamos lidar aqui com um comportamento humano, expresso em diálogo, que é o fruto de uma contradição humana muito comum. Vamos a ele

Exemplo

- Bom dia, meu nome é Reinaldo, quem me mandou foi a TechCenter. Vim verificar o seu computador.
- Bom dia Reinaldo, você tem alguma identificação ?
- Tenho sim (retira o crachá do pescoço e entrega à pessoa). Qual é o seu nome ?
- Mateus (confere o crachá e o devolve). Pode entrar. O computador fica na mesa em frente. Pode ficar à vontade.
O técnico chega à mesa onde está o computador e examina a fiação, desde o mesmo até a tomada, passando pelo estabilizador, régua de tomadas, etc.
- Qual o defeito que ele está apresentando ?
- Dá uma ligada nele, e você vai ver.
- Eu ia fazer isto, mas não antes de perguntar se você sentiu cheiro de queimado, na última vez que o ligou.
- Não. Meu computador não está queimado. Estava funcionando muito bem. Ontem fui ligar e ele deu umas mensagens na tela, e não entrava no Windows. Não entendo.
- Posso ligá-lo ?
- Claro, senão como é que você vai ver o defeito ?
- Apenas perguntei porque o computador é seu. Vamos supor que ao ligar ele estivesse dando descargas nos fios, ou na tela, ou tendo outro efeito que pudesse ser prejudicial !
- Não. Estava perfeito. Não entendo porque parou de funcionar.
O técnico liga o aparelho, e uma série de mensagens aparecem na tela. Ele lê as mensagens, aguarda um pouco e profere a sentença:
- Vou precisar reinstalar o Windows. As mensagens indicam claramente que o sistema operacional, que faz o Windows funcionar, foi perdido.
- Você diz "reinstalar". O que isto significa ?
- Significa que vou colocar seu computador da mesma forma em que ele estava quando você tirou ele da caixa, logo depois de comprá-lo. O que você gravou até hoje foi perdido.
- Não posso perder o que está gravado. Dê um jeito de recuperar.
- Em primeiro lugar, o meu trabalho, bem descrito no anúncio da minha loja, é o de restabelecer o FUNCIONAMENTO da máquina. Os dados são de responsabilidade de quem usa. Por isto existem os programas de backup (gravação dos dados do computador em disco, fita, discos externos, pendrives, CD, DVD). Em segundo lugar, e mais grave, as mensagens que apareceram aqui na tela dizem que o seu disco interno está com os dados corrompidos, e recomendam a reinstalação do sistema.
- Mas você é técnico. Se é técnico, pode recuperar meus dados.
- Mateus, eu sou técnico sim, mas mesmo um técnico tem sua capacidade limitada ao que está acontecendo. No caso de um médico, mesmo entendendo tudo de medicina ele não pode fazer nada em relação a um morto, apenas pode descer as pálpebras para lhe fechar os olhos. Não faço milagres.
- Mas como vou fazer com meus dados. Meu Imposto de Renda estava aí, contratos, fotos de família, ...
- Você nunca gravou estes dados em DVD ou CD ? Não tem eles em pendrive, nada ?
- Não. Está tudo aí.
- Pode até estar, mas de uma forma irrecuperável, corrompida.
- Ah, não. Por que este computador parou de funcionar ? Estava funcionando até ontem. Não faz sentido.
- Mateus, acontece com ele o mesmo que com as lâmpadas; elas não queimam ?
- Meu computador não está queimado.
- Eu não disse isto. No entanto, em algum momento, o sistema operacional Windows, ou a rede elétrica, deu um problema, e provocou gravações corrompidas, que acabaram bagunçando o seu computador. Ontem você observou se houve piques de luz, estouro de um transformador na sua rua, ou qualquer coisa ligada à eletricidade ?
- A única coisa relacionada a isso foi que estiveram no condomínio para consertar o elevador do prédio.
- Bem, provavelmente isto provocou algum pique de corrente, não só no seu computador, mas no de outras pessoas.
- Eu sei que pode acontecer. Minha única preocupação sção os meus dados. Eu não posso perdê-los. Estava tudo funcionando. De repente parou, e agora você me diz que perdi tudo.
- Já que isto está te incomodando, existe uma empresa em São Paulo, aliás várias, que recuperam discos perdidos, como o seu.
- Reinaldo, por que você não falou isto antes ? O problema está resolvido.
- Não falei porque apenas empresas muito grandes podem pagar o custo.
- Quanto é, mais ou menos ?
- De acordo com o grau de dano ao seu disco, de 5 a 20 mil reais. Os profissionais que fazem isto são os mesmos que recuperam discos de computador dos réus da operação Lava-Jato.
- Que absurdo ! Prá que ser tão caro ?
- Porque é um serviço altamente meticuloso, cheio de detalhes. Eles tentam reconstituir todas as estruturas dos seus dados. Qualquer pessoa comum tem mais de 10 mil arquivos gravados em um computador. Só de fotos, qualquer um tem mais de 3 mil. Pensa em todas as viagens que você já fez. Em cada uma deve ter mais de 300 fotos tiradas. Se você quiser, te dou o nome e endereço de pelo menso 3 empresas que fazem este tipo de serviço.
Mateus coça a cabeça, e finalmente sentencia:
- Pode reinstalar, então.

Objeto do diálogo

O dialogo trata do atendimento de um técnico na casa de uma pessoa (Mateus) cujo computador apresentou defeito.

Envolvidos

O dono do computador com defeito, Mateus, e o técnico da empresa TechCenter, Reginaldo.

Estabelecendo o local do diálogo

O diálogo se dá na casa ou local de trabalho da pessoa cujo computador está com problema (Mateus), evidenciado no "ritual" de recebimento do técnico pela pessoa, e pela frase:

 "Bom dia, meu nome é Reinaldo, quem me mandou foi a TechCenter. Vim verificar o seu computador."

Estabelecendo o tempo do diálogo

O tempo está compreendido entre as 8 horas (horário de início normal do horário laboral) e 12:00, pois é utilizada a expressão:

"Bom dia ..."

Característica do diálogo

Existe uma leve tensão entre os interlocutores, pois Mateus (o dono do computador) está se vendo prejudicado pelo fato de vislumbrar a perda de todos os seus dados registrados no computador com defeito. Isto representa um prejuízo para o seu trabalho e para o registro fotográfico de sua vida pessoal, portanto é justa a sua indignação.

Mau argumento 1

O técnico diz a Mateus:

- Eu ia fazer isto, mas não antes de perguntar se você sentiu cheiro de queimado, na última vez que o ligou.

Ao que ele responde

- Não. Meu computador não está queimado. 

O comentário do técnico, ou explicação, e interrogação fala de "cheiro de queimado", ou seja, cheiro característico que PODE indicar algo começando a queimar, algo queimando, ou algo que realmente já queimou.  Mateus, em claro estado de stress exagera ou antecipa o sentido do que o técnico lhe diz, utilizando o mau argumento do tipo "Composição ou adição", ou seja, Mateus inferiu que o técnico estava dizendo, com certeza, que o seu equipamento estava queimado, sendo que, na sua frase, é especificado "cheiro de queimado". O cheiro de queimado é um dos componentes que sugere que algo PODE estar ou JÁ queimou, mas não podemos tirar conclusões apressadas.

Mau argumento 2

O segundo mau argumento, objeto de nossa discussão, é justamente o que finaliza a resposta de Mateus:

"Não. Meu computador não está queimado. Estava funcionando muito bem. Ontem fui ligar e ele deu umas mensagens na tela, e não entrava no Windows. Não entendo."

E complementa com uma variação deste mau argumento:

Ah, não. Por que este computador parou de funcionar ? Estava funcionando até ontem. Não faz sentido.

Este argumento de que "Estava funcionando muito bem" é o que pretendemos explicar, denominando-o de "Ilusão Temporal", caso mais específico da "Generalização Apressada" de Ali Almossavi. Como o computador vinha funcionado ao longo do tempo, Mateus deduz, apressadamente, que o mesmo SEMPRE funcionaria.

Como este é um caso muito específicoda Generalização, vamos detalhá-lo em função humana, dando-lhe o característico de "Ilusão" (algo totalmente inerente ao ser humano) e tipificá-lo como "temporal", pois é o tipo de ilusão afeto ao caso em questão.

Quando tratamos de equipamentos, e até de seres vivos, por um lado estar funcionando hoje não significa que funcionou ontem e antes, e nem que vá funcionar amanhã e depois.

Mau argumento 3

O terceiro mau argumento também é do tipo "Generalização apressada", quando Mateus diz:

Mas você é técnico. Se é técnico, pode recuperar meus dados.

Técnicos são pessoas especializadas na resolução de problemas no escopo de sua atividade profissional, ou seja, no ramo em que eles praticam as suas habilidades adquiridas, e cuja atividade repetida os torna experts no assunto devido. Ora, ter o conhecimento em uma área, mesmo parecida com uma outra, não os torna também técnicos nesta última.

O anúncio ao qual Mateus teve acesso para chamar a empresa TechCenter, conforme o técnico lhe explicou novamente, tem uma responsabilidade bem definida, conforme este mesmo reiterou no diálogo:

Em primeiro lugar, o meu trabalho, bem descrito no anúncio da minha loja, é o de restabelecer o FUNCIONAMENTO da máquina. Os dados são de responsabilidade de quem usa. Por isto existem os programas de backup (gravação dos dados do computador em disco, fita, discos externos, pendrives, CD, DVD).

Mateus, como muitos consumidores e clientes, tenta obter mais do que as condições do anúncio da empresa que enviou Reginaldo pode dar. Alias, muita gente faz isto. Contrata um serviço por um preço, e pelo mesmo preço começa a requerer uma melhoria daqui, um brinde dali, um adicional de lá, um serviço a mais, etc. É uma forma de desonestidade, pois prejudica as empresas e causa discussões evitáveis caso as regras de contratação sejam observadas e obedecidas.

E o técnico acrescenta, em nosso auxílio, o seguinte:

Mateus, eu sou técnico sim, mas mesmo um técnico tem sua capacidade limitada ao que está acontecendo. No caso de um médico, mesmo entendendo tudo de medicina ele não pode fazer nada em relação a um morto, apenas pode descer as pálpebras para lhe fechar os olhos. Não faço milagres.

Ao dizer "Não faço milagres", o técnico está dizendo "não extrapolo meu conhecimento para fora de minha responsabilidade", e também "Não recupero o irrecuperável".

Comentários

O caráter humano por vezes conduz as pessoas que estão em "maus lençóis", que não tomaram os devidos cuidados, e que chegaram a uma situação crítica por sua irresponsabilidade, a níveis altos de stress e até à loucura, bem demonstrado pelos constantes apelos de Mateus para que Reginaldo recuperasse, DE QUALQUER JEITO, os seus dados.
Conclusão
Frequentemente as pessoas esquecem das dimensões de tempo ao dialogar ou emitir as suas opiniões. caso parecido ocorre com os pais que dizem aos filhos adolescentes:

Você é um preguiçoso.

O correto seria:

Você é preguiçoso, POR ENQUANTO







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